menu.about

about.history

about.history

O sonho de ter um internato da Rede de Educação Adventista, no Estado de Santa Catarina, foi colocado por Deus no coração dos líderes da organização na década de 1990 e confirmado a cada dia por meio das portas que abriram no processo.

O primeiro passo foi encontrar um lugar apropriado para a construção da estrutura física. Inicialmente, a administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) recebeu a doação de um terreno no Município de Alfredo Wagner, localizado a 111 km de Florianópolis, porém a localização não era ideal. 

A segunda opção surgiu quando ouve a compra de um terreno no Município de Massaranduba-SC. O local, no entanto, era muito acidentado e os responsáveis previram muitos gastos extras para preparação. A localização também não era a melhor. A distância em relação a BR-101 dificultaria a chegada e saída de alunos e a logística de abastecimento dos itens necessários à manutenção do internato. A propriedade em Massaranduba acabou sendo vendida. 

Em oração, os líderes da União Sul Brasileira (USB) e Associação Catarinente (AC) continuaram procurando um local para fundação do Iaesc. Em 1997, através da indicação de um membro da igreja na região, o terreno atual foi adquirido. Com uma localização privilegiada, no meio do caminho entre Curitiba e Florianópolis e às masgens da BR-101 próximo a cidade de Joiville, esse era o lugar ideal para a construção do Internato. A confirmação divina foi sentida por todos.

Logo após a compra do terreno, iniciaram-se as obras. Em alguns anos toda a estrutura básica foi construída. Até a data da inauguração estavam contabilizados por oito mil metros de área construída e mais de 23 mil metros quadrados ainda em andamento. 

A inauguração e início das atividades pedagógicas do IAESC ocorreu no dia 28 de Janeiro de 2008. Na ocasião, estavam presentes várias autoridades eclesiásticas e civis, como o Pastor Erton Köller, presidente da Sede Administrativa da Associação Geral da IASD, pastor Ignácio Kalbermatter, presidente da USB, pastor Lorival Gomes, presidente da AC, Leonel Pavan, Vice-Governados de Santa Catarina, dentre outras autoridades. O Iaesc começou a suas atividades com 86 alunos internos, divididos em duas turmas de primeiro ano, uma turma de segundo ano do ensino médio e cerca de 30 servidores.

Nos últimos 10 anos o Iaesc cresceu de maneira significativa. A estrutura de prédios foi gradativamente sendo terminada e novas construções foram incluídas no patrimônio físico do internato. Além de todos os prédios do projeto inicial foi construído um ginásio poliesportivo, o complexo da piscina aquecida, prédio do fundamental I (Iaesc Kids), várias casas para servidores e ouve pavimentação.

Toda essa estrutura foi feita com o objetivo de cuidar dos filhos da igreja, preparar líderes para a IASD, e evangelizar aqueles que ainda não conhecem a Cristo. Como fruto do trabalho desse internato, muitos alunos se tornaram servidores da IASD, assim como dezenas de jovens foram batizados para confirmar seu compromisso com Cristo e sua mensagem. 

Hoje o Iaesc conta com cerca de 494 alunos internos e 1147 alunos no total. Cerca de 151 servidores movimentam-se diariamente no campus para cumprir a missão que Deus estabeleceu para a Educação Adventista.

Em 2022 comemora-se 15 anos de funcionamento, mas até o retorno de Jesus, o Iaesc continuará cumprindo a missão de formar uma geração de cidadãos diferenciados para cuidar e preparar os futuros líderes da IASD para que possam levar o evangelho aos que ainda não conhecem.

about.timeline

2022

IAESC Atualmente

Foto aérea Iaesc atualmente

IAESC Atualmente
2016

Vista aérea do Iaesc em 2016

Foto aérea do Iaesc tirada no início de 2016

Vista aérea do Iaesc em 2016
2005

Construção dos Residenciais

Construção dos Residenciais

Construção dos Residenciais
1997

Lançada a Pedra Fundamental

Lançamento da Pedra Fundamental

Lançada a Pedra Fundamental
1997

Pastor Gorski colocando a Bíblia no monumento

Pastor Gorski colocando a Bíblia no monumento fundamental

Pastor Gorski colocando a Bíblia no monumento
1997

Discurso de cerimônia

Pastor Ruy Nagel (DSA) em seu discurso na cerimônia

Discurso de cerimônia
1997

Lançado o projeto IAESC

Maquete com o projeto inicial do IAESC é feito

Lançado o projeto IAESC